quinta-feira, 19 de julho de 2012 | By: Always Eat Your Bananas

Resenha de A Hospedeira - Stephenie Meyer




Melanie Stryder se recusa a desaparecer. Nosso planeta foi dominado por um inimigo que não pode ser detectado. Os humanos se tornaram hospedeiros dos invasores: suas mentes são extraídas, enquanto seus corpos permanecem intactos e prosseguem suas vidas aparentemente sem alteração. A maior parte da humanidade sucumbiu a tal processo.
Quando Melanie, um dos humanos "selvagens" que ainda restam, é capturada, ela tem certeza de que será seu fim. Peregrina, a "alma" invasora designada para o corpo de Melanie, foi alertada sobre os desafios de viver dentro de um ser humano: as emoções irresistíveis, o excesso de sensações, a persistência das lembranças e das memórias vívidas. Mas há uma dificuldade que Peregrina não esperava: a antiga ocupante de seu corpo se recusa a desistir da posse de sua mente.
Peregrina investiga os pensamentos de Melanie com o objetivo de descobrir o paradeiro dos remanescentes da resistência humana. Entretanto, Melanie ocupa a mente de sua invasora com visões do homem que ama: Jared, que continua a viver escondido. Incapaz de se separar dos desejos de seu corpo, Peregrina começa a se sentir intensamente atraída por alguém a quem foi submetida por uma espécie de exposição forçada. Quando os acontecimentos fazem de Melanie e Peregrina improváveis aliadas, elas partem em uma busca incerta e perigosa do homem que ambas amam.

Bem, vamos lá. Esse livro tem um dos começos mais chatos e massantes que um livro pode ter. Ele é lento, complexo e você deseja do fundo do seu coração que a Peregrina pare de falar. Como minha mãe disse, esse livro é para os fortes. E você tem que ser realmente forte, para chegar na parte onde o bicho pega. Onde tudo o que você quer fazer é ler páginas e mais páginas, tentando inutilmente adivinhar o fim. O único problema do livro é que a autora tem o complexo do final feliz. Todo mundo nos livros dela tem que ter um final feliz. Então saiba, todo mundo no livro vai terminar feliz. Ponto. Mas o que me surpreendeu foi como ela deu esses finais felizes e como ela desenrolou os finais felizes.
O livro no começo, realmente me deixou entediada. Eu parei de lê-lo e li dois livros do Tio Rick - meu autor favorito -, pra depois voltar pra ele, sem vontade nenhuma de continuar. Não vou mentir. Eu enrolei para ler como nunca. Mesmo com a minha mãe - que o leu há mais ou menos um ano - e minha amiga me enchendo, falando que o livro era ótimo. Então eu dei uma chance. Claro, que enquanto eu lia os últimos capitulos, eu chorava como uma criancinha. No começo, a alma Peregrina me estessava profundamente, ela era muito boazinha e cheia de Oh-como-esse-mundo-é-cruel. Mas quando ela saí sem rumo no deserto atrás do homem que Melanie ama e do irmão da hospedeira, eu comecei a ter um pouco de respeito por ela. Mas mesmo assim, achava que ela ainda era água com açucar. Ela estava fugindo de uma Buscadora pé no saco. Que queria porque queria ficar no pé dela. E eu queria - como Melanie também queria - enforcar a desgraçada. Mas tudo bem. Então nossa querida Peregrina quase morrendo no deserto, é achada por Jeb, tio de Melanie e é aí que as coisas se complicam. Ninguém quer uma parasita no esconderijo. Então, Peregrina apanha. E apanha de novo. E mais uma vez. E eu queria que ela apanhasse mais um pouquinho. Só que algo acontece, ela começa a ser aceita e eu comecei a criar uma vinculo com ela, que me deixou mais e mais presa no livro.
Ela reencontra Jared - homem que Melanie ama - e Jamie - irmão de Melanie. Mas só Jamie no primeiro momento aceita Peregrina e Jared, tente a dar uns tapas nela, assim como os irmãos Kyle e Ian. Tudo que posso dizer, é que Peg - jeito carinhoso de chamar Peregrina, adotado por todos os humanos remanecentes no esconderijo - se torna uma pessoa necessaria ali dentro, e extremamente amada! Num livro, onde mostram que os humanos são seres crueis, com emoções tão fortes e irresistiveis. O jeito como o amor é explicado, é simplesmente perfeito. Mas não é só o amor romantico que nos é imposto no livro, ali é nos mostrado o amor a comunidade, o amor ao próximo, o amor a si mesmo e o amor a sua humanidade.
O livro realmente me surpeendeu e eu recomendo a todos. Sem classificação de idade. Eu acho que a maneira como tudo isso é posto,  ele simplesmente muda sua vida e te faz ver o mundo com outros olhos. Realmente, um dos melhores livros que eu já li. Parabéns, Stephenie Meyer, esse livro dá de dez a zero na saga Crepusculo.

Citação:

"Você está morrendo para ser humana. Depois de todos aqueles planetas e todos os hospedeiros que você deixou para trás, você finalmente encontrou o lugar e o corpo que você seria capaz de morrer por eles. Eu acho que você encontrou seu lar, Peregrina."
— Melanie

Amy F.

0 comentários:

Postar um comentário